terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uma Mulher Persistente e de grande Fé!

Texto base 2 Samuel 21.8-14



Rispa era concubina do Rei Saul. Por sua condição, ela tinha poucos direitos e estes, ficaram ainda mais escassos quando seu “Marido” morreu e o rei Davi assumiu o trono. Sua situação que já era difícil se complicou ainda mais. Josué prometera viver em paz com os gibeonitas, mas Saul quebrou esta promessa durante o seu reinado, matando muita gente deste povo.


Como consequência da quebra de juramento, sobreveio três anos de fome em Israel, e isto já durante o reinado de Davi, que consultou ao Senhor e Ele lhe revelou a causa. Davi chamou os gibeonitas e eles requereram o sangue de sete filhos de Saul. Entre estes homens estavam os dois filhos de Rispa, Armoni e Mefibosete. Seus filhos foram enforcados e deixados para apodrecer na encosta de um monte, apesar de a lei determinar que todos os mortos deveriam ser sepultados antes do pôr do sol.


Rispa apesar da tristeza de ver os corpos de seus filhos pendurados na forca, não se conformou com a situação. Ela colocou um pano de saco sobre uma pedra e sentou-se em frente aos cadáveres permanecendo alí durante vários meses, de meados de abril até outubro. Durante este tempo esta mãe espantou as aves de rapina e os animais do campo para que não se aproximassem dos corpos de seus filhos.


O Rei Davi foi comunicado da vigília de Rispa e usando de bondade, permitiu que ela os sepultassem. Quero fazer um paralelo desta história com a nossa vida. Muitas vezes estamos no deserto e vemos que os nossos sonhos estão morrendo e as aves de rapina (diabo) está pronto para devorar o que nos restou. Diante de uma situação assim, temos uma escolha a fazer: podemos chorar o problema, lamentar e irmos embora com a nossa tristeza acreditando que tudo está acabado, deixando os “cadáveres” para trás, ou, fazer como Rispa, nos sentarmos em uma vigília não permitindo que os abutres acabem com o que restou dos nossos sonhos, ficarmos firmes e confiantes sabendo que o nosso Senhor o Rei dos Reis nos assiste.


Davi pôde apenas permitir o enterro dos filhos de Rispa, mas o nosso Deus é poderoso para ressuscitar sonhos, trazer à vida projetos enterrados. No Salmo 9:18 está escrito: “Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos aflitos não há de se frustrar perpetuamente”.


Não desista de seus sonhos, faça como Rispa; fique firme até que recebas o favor do Rei, porque Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7.


Fiquem na graça e na paz do Senhor,
Lúcia Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você o que achou?