Início da RCC em Avaré

                                                 Histórico da RCC de Avaré/SP

                            


No ano de 1975, Irmã Edésia (Luzia Vasques Reis) conheceu a Renovação Carismática Católica através de uma Experiência de Oração e Aprofundamento que havia participado na cidade de Campinas/SP, na Vila Brandina, com o Padre Eduardo (Associação do Senhor Jesus), Pe. Haroldo e Pe. Jakes. Retornando para a cidade de Avaré, Irmã Edésia organizou e realizou um dia de oração na Creche Santa Terezinha, este evento aconteceu com a permissão do saudoso Padre Almir dos Santos Ferreira (na época pároco da Matriz Nossa Senhora das Dores), o qual ficou a par de todos os acontecimentos deste dia, dando assistência ao encontro confessando as vinte e duas pessoas que participaram do evento, o dia de oração iniciou às 7h00 e terminou às 18h00, no encerramento do encontro foi celebrado uma Santa Missa pelo Padre Almir na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores.

Irmã Edésia preparou para este dia de Oração uma apostila com os cantos do “Louvemos o Senhor – 2.ª edição” intitulado PAI NOSSO; ela coordenava toda a parte espiritual, inclusive as pregações, momentos de oração com a Palavra de Deus e cânticos de louvor.
Juntos com a irmã Edésia, estavam Dna. Aparecida, Maria das Graças, Irmã Elvira, Sr. Clóvis, Jocimar, Inês, Sr. Hélio Colella e outras pessoas que não no momento não recordo os nomes. O Senhor é bom e eterno é o seu Amor! Assim foi a ação da mão de Deus iniciando o movimento da Renovação Carismática Católica em nossa cidade.

Na época, Irmã Edésia era Superiora da Santa Casa e com a autorização do Pe. Almir deu-se inicio ao Grupo de Oração no anfiteatro da Santa Casa com a exposição do Santíssimo Sacramento. O Grupo de Oração iniciava às 14h00 e terminava às 17h30, era aos domingos, aproximadamente 40 pessoas participavam do Grupo de Oração.
Mais tarde, outro Grupo de Oração acontecia às quartas feiras, também na Santa Casa, eram aproximadamente 50 pessoas participando deste Grupo, iniciava às 20h e terminava às 22h, com cantos de louvor, pregação da Palavra de Deus, testemunhos e silêncio.
Irmã Edésia era chamada de “A Carismática”; por onde passava as pessoas diziam: “lá vai a Irmã Carismática”, diziam isto com deboche, com desdém (desprezo).
Nos Grupos de Oração as famílias recebiam orientação quanto ao Sacramento do Matrimônio, Confissão e Eucaristia; no final do Grupo orava-se por todos individualmente e principalmente se intercedia por todos os Sacerdotes. Mais tarde, passou-se a realizar o Grupo de Oração no ambulatório da Santa Casa, assim foi por muitos anos. 

 
Certo dia, Pe. Almir pediu à Irmã Edésia para iniciar um Grupo de Oração na capela do Santíssimo da Matriz Nossa Senhoria das Dores, e assim foi feito; eram grandes as Maravilhas do Senhor e a Unção do Espírito Santo neste Grupo de Oração. No decorrer do tempo os participantes foram aumentando e conseqüentemente foram fundados outros Grupos de Oração em outros lugares, entre eles: Na Capela Nossa Senhora da Boa Morte, Capela São José, Capela Nossa Senhora Aparecida (bairro Ipiranga), Casa do João Roque e Maria Helena (bairro Ipiranga), Chácara Vera Cruz, Capela São Pedro, Capela São Luiz, Capela São Judas Tadeu, Casa da Dona. Guilhermina e Sr. Pedro, Casa do Sr. Cido e Dona Elizabeth, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Capela Santo Antonio (largo Santa Cruz) e também no bairro dos Rochas.

Padre Paulo Gueche (na época pároco da Paróquia São Benedito) pediu à Irmã que iniciasse um Grupo de Oração em sua Paróquia. No princípio o Grupo se reunia no andar de cima da paróquia, logo o espaço ficou pequeno e grupo passou a se reunir no porão da Igreja. Padre Paulo sempre nos dava sua benção, quando ele podia estar conosco ele participava do Grupo, acompanhando as músicas tocando pandeiro.
A Renovação Carismática não parava de crescer, eram realizados reuniões de Oração na Fazenda Redenção em Avaré, Fazendo Santa Elisa, Fazenda Paraíso, nas casas de Antonio Nunes e esposa, na casa do Sr. José Nunes e Maria Dovadoni Nunes e outras casas a pedido de familiares.
Irmã Edésia realizava Domingos de Louvor - por muitas vezes foram utilizava-se o horto florestal, fazenda Anápolis, Casa da Maria Alice e Celso, entre outros lugares para realizar este evento.

Íamos para a cidade de Itatinga fazer o Grupo de Oração em vários carros, todos cheios, entre essas pessoas estavam o Sr. José Nunes e esposa, Mauro Poppelli e Dilce Poppelli e Sr. Antonio Nunes e esposa. (...) Nos organizávamos para ir aos Cenáculos da RCC, que eram realizados no Morumbi, no Iberapuera, no Pacaembu em São Paulo.

Por tudo isso, louvemos o Senhor!

Avaré, Junho de 2006


Maria das Graças

Neste link você verá onde  pode encontrar um Grupo de Oração  em Avaré

Este texto foi elaborado pela Sra. Maria das Graças (pioneira da RCC em Avaré) e digitado por André Henrique Faria.